poesia, tradução

guenádi aigui


o século xx produziu muitos poetas falando de silêncio,
repetindo seu silêncio à exaustão.
poucos foram realmente silentes.

faz alguns meses, li a coletânea silêncio e clamor do poeta
tchuvache/russo
guenádi aigui (1934-2005),
com traduções de boris schnaiderman & jerusa pires ferreira.

isso é poesia do silêncio. poesia feita de silêncio e sono,
um pequeno ruído no meio do silêncio, um
(por vezes incompreensível)
vento que bate nas árvores & agrada – sem motivo claro.

há um breve depoimento de vladímir nóvikov, no fim do livro, que resume o ponto:

Quietude e Silêncio não são para Aigui simples palavras, nem noções abstratas, mas sensações ontológicas fundamentais.”

por isso decidi postar três poemas; silêncio em lugar de comentário.

guilherme gontijo flores

Silêncio

1

no clarão
da angústia desfeita em pó
conheço o desnecessário como os pobres conhecem a
roupa última
e os velhos trastes
e sei que este desnecessário
é o que o país precisa de mim
confiável como um acordo secreto
o calar-se como vida
e para toda a minha vida

2

no entanto, o calar-se é doação, e para mim mesmo: o silêncio

3

acostumar-se a tal silêncio
que seja como o coração que não se ouve bater
como a vida
que pareça um de seus lugares
e nisso eu sou – como a Poesia é
e eu sei
que meu trabalho é árduo e existe para si mesmo
como no cemitério da cidade
a insônia do vigia

1954-1956

(trad. boris schnaiderman)

O Povo como Templo

e as almas que nem velas se acendem uma a outra

Aldeia de Romáchkovo
6 de janeiro de 2002, véspera de Natal

(trad. jerusa pires ferreira)

ah, vai mais um,
porque fiquei de fato arrebatado:

Jardim-Tristeza

é
(talvez)
o vento
que inclina – tão leve
(para a morte)
o coração

1994

(trad. jerusa pires ferreira)

Padrão

Deixe uma resposta

