
O Cântico de Débora, ou Shirat Devorah (שירת דברה), em hebraico, também chamado de O Cântico de Débora e Barak, um poema bíblico que ocupa todo o capítulo 5 do livro de Juízes, faz parte da dupla do que há de mais antigo dentre todos os textos da Bíblia Hebraica, ao lado do Cântico do Mar, em Êxodo 15, como comentam os estudiosos da área como Frank Moore Cross e Mark Zvi Brettler. A afirmação foi feita pela primeira vez ainda no século XIX, quando foi estimado que ele haveria de datar do século XII a.C. Entra ano e sai ano, e, mesmo após muito papel ter rolado nas discussões sobre o tema, a proposição ainda persiste, com apenas alguns ajustes: é mais provável que o poema seja um pouco mais recente do que isso, tendo sido composto no século XI ou X, mas não mais tarde do que isso.
Mas primeiro, algum contexto: a narrativa bíblica, como se sabe, depois do Êxodo, cobre o período em que Moisés e os israelitas vagam os seus 40 anos no deserto. Após a morte de Moisés em Deuteronômio, o último livro da Torá, os israelitas, já frente ao Canaã, sob a liderança de Josué no livro epônimo, dominam a região militarmente com a ajuda de toda sorte de auxílio sobrenatural fornecido por YHWH. Depois, em Juízes, que se passa após a morte de Josué, temos uma outra perspectiva sobre o estabelecimento de Israel no Canaã, com a nação israelita tendo os cananeus por vizinhos, o que, segundo autores como Ann E. Killebrew, é uma abordagem mais próxima do que deve ter sido a história real da região (salvo os elementos sobrenaturais, claro), considerando questões como a possível identidade de YHWH como uma hipóstase do deus El, que era cultuado por todo o Levante, como descobrimos após as escavações de Ugarit. Depois, por fim, encerrando o período anterior ao exílio (quando Nabucodonosor II, da Babilônia, chega e destrói Jerusalém e o Primeiro Templo), em Samuel e Reis temos a formação e queda da monarquia de Israel. Juízes descreve ainda o período pré-monárquico, quando “não havia rei em Israel e cada um fazia o que parecia certo aos seus olhos” (Juízes 20:25), porém, na falta dos reis, quando a coisa fica feia, surgem essas figuras chamadas de juízes (shoftim, שפטים), que dão nome ao livro: líderes temporários responsáveis por unificar a confederação das tribos em momentos de crise, escolhidos por ninguém menos do que o próprio YHWH.
A estrutura do livro é cíclica: os israelitas fazem “aquilo que é mau aos olhos de YHWH” (i.e. adorar outros deuses), YHWH se irrita e os castiga com opressão nas mãos dos cananeus. Então os israelitas suplicam, YHWH cede e manda um juiz para libertá-los. Depois eles caem em idolatria de novo e etc., etc. Alguns dos juízes são bastante famosos como Sansão, mas a profetisa Débora se destaca por ser a única mulher deste meio e uma das raras, porém marcantes, personagens femininas poderosas e descritas com admiração pelo(s) narrador(es) da Bíblia Hebraica. Sob comando dela, os israelitas enfrentam o rei Jabin e seu general Síssera, que foge ao fim do combate, presumivelmente pelo medo da humilhação de ser morto por uma mulher. No entanto, esse destino lhe é inescapável e, em fuga, ele vem parar na tenda de uma mulher chamada Jael (ou Iael), que o acolhe e lhe serve leite. Quando ele cai no sono, ela pega um martelo e uma estaca (dessas de segurar barraca) e a crava na cabeça de Síssera, o que é descrito em Juízes 4, no que poderia ser visto como um evento que antecipa em alguma medida o que acontece mais tarde também no deuterocanônico livro de Judite, com as figuras de Judite e Holofernes (só mudando um pouco o método de execução). Aí o Cântico de Débora, por sua vez, em Juízes 5, reconta poeticamente o feito. Ou melhor: considerando que o texto poético é mais antigo que a prosa de Juízes 4, acontece o contrário, e a prosa é que reconta o que é cantado no Cântico. Mas vamos pular esse problema, porque ele é complicada e o quadro geral já está muito bem descrito no livro de Brettler, The Book of Judges. Por ora, serve a conclusão a que ele chega de que a prática de se complementar uma narrativa em prosa com um poema, como se vê na versão acabada do trecho de Débora, era uma prática aparentemente comum na literatura mesopotâmica.

Três outras questões cabeludas e que também são dignas de breve menção, mas que não dá para desenvolver agora, são as seguintes: 1) o que define a poesia bíblica em oposição à prosa?; 2) supondo que o Cântico de Débora fosse um poema que circulasse oralmente antes de sua inclusão no cânone bíblico, que função ele teria?; e 3) qual o significado da presença feminina (Débora e Iael, ambas mulheres fortes, mesmo para os padrões narrativos de hoje) no poema e no livro de Juízes em geral, considerando a sua origem numa sociedade rigidamente patriarcal? Quanto à primeira, há alguma bibliografia já sobre o tema (três livros muito interessantes, por exemplo, são Studies in Ancient Yahwistic Poetry, de Frank Moore Cross & David Noel Freedman, Directions in Biblical Hebrew Poetry, editado por Elaine R. Follis, e The Structural Analysis of Biblical and Canaanite Poetry, editado por Willem van der Meer & Johannes C. de Moor) e há discussões sobre se existe um metro verificável na poesia hebraica antiga ou se a única coisa que distingue o verso da prosa é o desaparecimento dos conectivos e o estilo menos discursivo e mais sintético e paratático. Quanto à segunda, Brettler comenta que a príncipio pensava-se que o Cântico de Débora fosse um poema de vitória, depois também foi sugerido que poderia ser um poema litúrgico, com base nas repetições da fórmula de louvor a YHWH (o que seria muito louco, porque quantos poemas litúrgicos você conhece que envolvem a comemoração por alguém ter tido o crânio rachado?), e o próprio autor opina que é possível que o poema fosse entoado antes dos combates como um canto de guerra. Já a terceira é realmente uma incógnita. Em todo caso, não deixa de ser irônico que um livro usado por tanto tempo como base religiosa para se justificar misoginia tem entre os seus textos mais antigos um poema tão contrário a esse sentimento como o Cântico de Débora.
Por fim, sobre minha tradução: a princípio eu tentei fazê-la visando uma distinção entre os dois tipos de parashot (marcas de parágrafo) que se observa em algumas edições do texto em hebraico, como se distinguindo uma pausa mais curta de outra mais longa. Quando a tradução acabou resultando insatisfatória, prosaica demais, resolvi recorrer à leitura de Frank Moore Cross & David Noel Freedman, que me pareceu mais interessante, dado o background de Cross nos estudos do ugarítico, da poesia cananeia e da cultura do Levante. Em seu Studies in Ancient Yahwistic Poetry, eles repartem o poema segundo um conceito cujo termo eu não consegui encontrar em português, mas que em inglês chamam de colon, plural cola, que é a unidade básica da antiga poesia cananeia: um verso, geralmente com duas ou três tônicas, ao qual se segue um ou dois outros versos (formando uma estrutura de bi ou tricola) que estabelece com ele uma relação de paralelismo. No entanto, esse tipo de interpretação não vem sem a sua parcela de problemas (como tudo na área dos estudos bíblicos contemporâneos), e Cross & Freedman têm alguma dificuldade de fazer o poema todo entrar no esquema métrico, até mesmo porque, desde sua concepção original, que deveria (espera-se) funcionar no esquema poético delimitado pelos autores (do contrário, seria difícil que ele funcionasse oralmente), ele passou por várias emendas textuais posteriores que podem ter apagado esse seu caráter oral. Apesar dos pesares, foi me orientando por essa interpretação que eu pude obter um resultado bem mais bem resolvido do que o trabalho anterior, então é assim que vai ser. Assim, cada verso/colon do Cântico de Débora tem duas ou três tônicas, e, para enfatizar isso, na tradução eu recorri a um elemento visual (em parte inspirado pelas soluções de Henri Meschonnic) separando cada verso em duas ou três unidades, onde, mesmo que haja uma outra (sub)tônica, fique mais fácil de entender que há em cada uma delas uma única tônica dominante. De quebra, essas separações também indicam pausas breves dentro de cada verso.
Como no caso dos meus experimentos com traduções do sumério, eu tentei também prestar atenção para as repetições do texto, inversões sintáticas, quando ocorrem (o hebraico bíblico é uma língua VSO) e seus jogos de palavras, como se vê, por exemplo, no segundo verso. Brettler comenta que o sentido do original bifro’a pr’aot bisrael (בפרע פרעות בישראל) é ambíguo e motivo de contenda entre tradutores (literalmente é “quando os comandantes de Israel soltarem os cabelos”, mas tem algo que sugere vingança também) e aponta que a expressão mais próxima de repassar o seu sentido seria algo como “when hell breaks loose” (equivalente ao nosso “quando o pau comer”), mas é importante observar que há um jogo de palavras visível nos caracteres da expressão, dada a repetição das letras pei-resh-ain, que foi o que preferi priorizar na minha tradução. Esse tipo de jogo de palavras é comum em todo o texto bíblico de um modo geral. Tentar reproduzir essas estruturas e produzir algum efeito poético (sem, no entanto, poetizar demais o material original) foram os objetivos que propus para mim ao tentar essa tradução.
O original pode ser conferido no site mechon-mamre, clicando aqui.
O Cântico de Débora
(Juízes 5:1-31)
E cantaram Débora e Barak, filho de Abinoão, naquele dia, dizendo:
se há comas a ondular dos comandantes
de Israel se o povo se impele
sê bendito Iavé!
escutai Ó reis
ouvi-me barões
eu a Iavé
mesmo eu cantarei
entoando a Iavé
o deus de Israel
Iavé quando vieste de Seir
vieste das planícies de Edom
a terra tremera:
caíram os céus
também das nuvens
caíram as águas
verteram os montes
face a Iavé
mesmo o Sinai
face a Iavé
deus de Israel
nos dias de Shamgar ben Anat
nos dias de Iael desertas
as vias e viandantes andavam
por vielas por vias sinuosas
desertas as vilas de Israel
desertas até, Débora tu te alçares
tu te alçares mãe de Israel
escolheram deuses novos
houve guerra então nos portões
escudo ou lança se via
dos quarenta milhares de Israel?
meu cor aos que regem Israel
que se impelem dentre todo o povo
sê bendito Iavé!
vós que montais mulas brancas
que assentais em juízo sobre alfombras
e segui pelas vias dizei
alto mais que os arqueiros lá
onde o gado bebe celebrarão
a justiça de Iavé
a justiça dos seus
que regem Israel
pois desce aos portões
o povo de Iavé
desperta desperta Débora
desperta sem demora por cantar
ergue-te Barak e senhoreia
teus senhores Ó filho de Abinoão
pois ante os restantes fez ele
dos nobres vassalos deu-me Iavé
vassalagem dos poderosos
vieram de Efráim as raízes
contra Amalek atrás de ti, Benjamin
em teu povo vieram de Machir
os soberanos e de Zevulun aqueles
que portam bastões de oficial
e eis de Issachar seus nobres com Débora
e assim como Issachar também Barak
a pé vale a dentro trazendo
pelo rateio de Ruben
grãos decretos no peito
por que tu entre estábulos te assentas
a ouvir os flauteios pastoris?
pelo rateio de Ruben
grande se via
desassossego no peito
(Guilad:)
morara para além do Jordão
(Dã:)
por que tarda em meio aos navios?
(Ásher:)
continuara à orla do mar
e lá morou em meio aos portos
(Zevulun:)
à morte o povo expôs seu sangue
(Naftáli:)
sobe os barrancos do campo
reis vieram à guerra eis
que houve guerra aos reis cananeus
em Ta’anak nas águas do Meguido
prata alguma levaram de espólio
desde o céu desde os astros houve guerra
em seu curso contra Síssera houve guerra
devastou-os Kíshon o rio
o rio de Kíshon rio
corrente Ó minh’alma
tu calcaste toda força
pois pisaram os cascos dos corcéis
no galope o galope dos bravos
sê maldita Meróz disse
o anjo de Iavé sê maldita
maldito seu povo porque
não veio em socorro a Iavé
em socorro a Iavé contra os fortes
bendita Iael entre as mulheres
esposa de Cheber o queneu
entre as mulheres nas tendas bendita
água ele pediu
leite ela lhe deu
em suntuosa tigela
ela trouxe a nata
uma mão deitou na estaca
sua destra sobre o malho
e martelou a Síssera
rachando seu crânio
e furando suas têmporas
a seus pés ele cai tomba ao chão
a seus pés cai lasso tomba ao chão
e ao cair jaz tombado e morto
dos vitrais olha a mãe de Síssera
e grita através da janela:
por que por vir
demora a carruagem?
por que as rodas
tardam dos carros?
sábias suas damas respondem
também ela responde a si mesma:
acaso não acharam
repartiram o espólio?
uma donzela ou duas
a cada um entre os bravos
espólio de fios tintos a Síssera
espólio de fios tintos bordados
dois bordados ao pescoço
de cada um de espólio
assim morram teus imigos Ó Iavé
e os que o amam triunfem como o sol
e a terra teve quarenta anos de sossego.
(comentário e tradução de Adriano Scandolara)
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