Uncategorized

Adriane Garcia

15726587_10154947268079759_7523536531048907558_n

Adriane Garcia, poeta, de Belo Horizonte. Tem publicados os livros Fábulas para adulto perder o sono (ganhador do Prêmio Paraná de Literatura 2013, ed. Biblioteca do Paraná), O nome do mundo (ed. Armazém da Cultura, 2014) e Só, com peixes (ed. Confraria do Vento, 2015). Também Enlouquecer é ganhar mil pássaros, livro disponível online pelo Issuu, edição Vida Secreta e o livreto Embrulhado para viagem, da coleção Leve um livro, 2016.

***

Ornitóloga

Vai saber
O que passa no pássaro
Eu que não sei nem de mim
Me dou ares de laboratório e
Lupas, tubos de ensaio
Tenho uns
Pinçamentos estranhos

Cato amostragens
Para ver se me explicam
Voos
(Eu que
Nunca saí do chão
Quando saí
Era sonho)

Me intrigam os olhos pretinhos
Paradinhos
Dos pássaros mortos

Desde criança eu reparo
Se a morte é sempre fria.

§

 

Acender as luzes

Abaixo pálpebras
E apago o dia
Dentro de mim
O escuro avia
Minha intimidade

Pudesses me tocar
Eu diria:
– Aí dói muito
E tu deixarias
Quieto
O meu rio?

Os peixes nadam
Num lodaçal difícil
E ainda há um monstro
De comer pântanos

Tu fazes um
Movimento brusco
Eu choro e
Me inundo
E para não me afogar eu
Abro os olhos.

§

 

Haras

Crio
Ninguém me diz o quê
Nem como

Domo
Meu cavalo eu quero aqui
No arreio

Mas gosto
Que ele corra
Desembestado

Até o meu
Assovio.

§

 

Dédalus

Sei muito bem o que é ter
Te encomendado minhas asas.

*

 

 

 

 

 

Padrão

Deixe um comentário

