poesia

Micheliny Verunschk

onça

Micheliny Verunschk é escritora

***

Autorretrato

míope e diastêmica
mas não prognata
graças a deus
ou à genética,
o que é mais certo.
um olho levemente
maior que o outro.
pés pequenos.
dois grains de beauté
proeminentes
um nas costas
outro no pescoço.
dedos curtos
coxas firmes
mas com mais
que o necessário
de celulite.
algumas cicatrizes:
uma no alto da testa
tem nome e causa: bicicleta.
cabelos que já foram lisos
hoje, ondulados
mas sempre muito, muito fartos.
tem duas asas ocultas
uma coleção de imperfeições
e uns trezentos sonhos
que não cabem no retrato.

§

 

eu disse à árvore:
me abençoa, árvore,
sê minha avó
minha mãe
minha filha.
sê tu, árvore,
minha ilha de pássaros
e verdes
meu eterno retorno
pulmão e coração
meu berço minha rede.
ela, a árvore,
nada nem disse
e ficou ali naquela existência
sua de árvore
minha avó
minha mãe
minha filha
como todas as coisas são
sem precisão de bússolas
ou outras confirmações.

§

um par de seios
boiando sobre as águas
e a ilha submersa
um emaranhado de raízes
bulbos filamentos.

cinco palavras giram
ao redor da lâmpada:
todas tem calcanhares
e arestas.

ah,
na margem da vizinha ribeira cresce um salgueiro.

§

uma mulher
o que quer uma mulher
além do céu
o que quer uma mulher
além do céu
o que é uma mulher além
do que se lhe dá?
uma mulher
o que quer uma mulher
além do céu
o que quer uma mulher
além do céu
o que é uma mulher
além do que dela se diz?
uma mulher
o que quer uma mulher
além do céu
o que quer uma mulher
além do céu
o que é uma mulher
além do que está circunscrito?
uma mulher
o que quer uma mulher
além do céu
o que quer uma mulher
além do céu
o que é uma mulher
além da cerca que a cerca?
uma mulher
o que quer uma mulher
além do céu
o que quer uma mulher
além do céu
o que é uma mulher
além do corpo que a sequestra?
uma mulher
uma mulher pode ser mais que a cabeça? [vazia]
uma mulher pode ser mais do que a boca? [vazia]
uma mulher pode ser mais que sua fresta? [vazia]
o que quer uma mulher
além do céu
o que quer uma mulher
além do céu
o que quer uma mulher
além do céu?

§

a mulher tenta
[seus dedos desajeitados]
consertar a coluna partida
do pterodáctilo.
a coluna feita de fibra
de média densidade
partiu bem no local
que deveria sustentar asas e garras
do antigo voo

há muito que os dinossauros
não andam nem sobrevoam
esse mundo
há muito que as coisas
se quebram sem conserto
no entanto fósseis de brinquedo
fabulam outra realidade

a mulher presa ao poema
se extingue e ressuscita
em movimento perpétuo.

§

Pensamento enquanto teço um pequeno tapete

se os nomes das mulheres
assassinadas
fossem lã
a lã que tece os tapetes
se o nome das mulheres
assassinadas fosse linha
a linha em torno dos dedos
ou na trama do tear
daríamos voltas e voltas
e voltas e voltas
movimento de rotação
nesse planeta triste para mulheres
voltas e voltas
voltas e voltas
um novelo imenso
muito maior que o planeta
com nossos nomes
com nossas lágrimas,
avó aranha.

§

a velha Safo
não saiu da ilha
lira nos braços
pronta a conquistar
o mundo
ou pelo menos
atravessar o Rubicão

foi se ocupando
paciente e rigorosa
de tecer palavras
e de se apaixonar
por marinheiros
essa fauna flutuante
e erradia
que tanto se aproxima
ao fazer mesmo da poesia.

a velha Safo
não saiu da ilha
lira nos braços
mas não quis pouco
[musa encarnada]
esse pouco da gente
que com pouco
se contenta
uns poucos risos
e barquinhos de papel.

nem memória
nem saudade
nem o violento
sopro de Eros:
enquanto erro
masco chicletes
me perco
entre mensagens
e faço meu tanto
de poemas ruins
a velha Safo
apenas me sorri.

***

Padrão

Um comentário sobre “Micheliny Verunschk

Deixe um comentário

