crítica

Abrilhantado email

Dizem que vida de editor é fácil, divertida. Temos dias de joias, verdade seja dita. Aqui vai uma, que recebemos no email da escamandro, endereçado à minha pessoa. Pérola de porco, que atipicamente decidi responder por email e por aqui.

Guilherme Gontijo Flores

* * *

“Olá  senhor Guilherme Gontijo flores, tendo diante dos olhos tanta MERDA que Vossa Excelencia publica no seu Blog, umas coisas esdrúxulas e cretinas que nem tem o direito de ser consideradas versos, poderia fazer o favorzinho de publicar os meus poemas. De certeza não são piores do que há no web site Escamando ( que  no quesito poemas não é o rio forte da Ilida que combateu Aquiles mas um riacho quase finado, não tem nada de divino como o Xanto de Homero mas é filho das alimárias mais toscas e brutas da terra.)

Os meus poemas, estou certo disso(não por serem meus pois possuo a autocrítica que mais se assemelha a pingue  autodesprezo),não piores do que há no Rscamadrozinho de Vossa Senhoria.

Se minhas palavras suscitarem interesse no senhor( asco sei que elas incitarão neste ponto não me iludo) posso enviar-lhe umas amostras da minha obra. Se quereis informações da minha filiação poética posso considerar-me adepto da prima geração de surrealistas franceses, mas posso escrever poesia quinhentista como a faziam Camões, Sá de Miranda ou tolices românticas e piegas dignas de Musset e Lamartine. O que nunca redigirei serão imbecilidades e porcarias  gigantescas como as maiores montanha da terra e mais mal cheirosas do que quinhentos mil lixões como Ezra Pound e T.S Eliot.

Sei Frances perfeitamente para traduzir Lautréamont e Paul Claudel em veros versos portugueses, mas não desejo ser conhecido como tradutor (ou melhor desconhecido que liga importância a tradutores) , pois possuo obra própria. Se o senhor estiver interessado ela está a vossa disposição. Foi para o prelo um pequeno livro de minha autoria chamado Odes muito Irrestritas( o titulo é abominável mas não ocorreu-me coisa melhor, pela Editoa Albatroz, se quiser posso mandar um exemplar para o senhor quando ele  estiver imnpresso

Att.

Nuno Azurara(este não é meu nome, apenas um pseudônimo; acho que não é de bom-tom para um sujeito da minha profissão ( sou farmacêutico) meter-se com literatura.

Adeus ou até breve depende de vossa excelência”

§

Prezadíssimo sr. Azuzara, não só eu como todo o corpo editoral da escamandro sente-se ofuscado pelo belíssimo email, muito bem ponderado e certeiro. Por ora, no entanto, furtar-nos-emos de abrilhantar tão parca revista com o peso do vosso imenso talento. Certamente ser-vos-ia uma mácula na carreira, e não queremos servir-vos de pecha futura.

Att.

Guilherme Gontijo Flores (este é o meu nome de cartório, pois julgo petulância e/ou covardia tola esconder-se atrás de pseudônimos de gosto palaciano e decadentista, mas pago as contas como professor e tradutor).

Fico (e daqui ficamos) com o adeus mesmo.

Padrão

10 comentários sobre “Abrilhantado email

    • NUNO AZURARA disse:

      SIM MEU CARO GENTE QUE TEM UMA CABEÇA AO INVÉS DE UMA LATRINA PELO VISTO VOCÊ NUNCA VIU NENHUMA NA VIDA. PELO SEU LINDO COMENTÁRIO(Bah…esses tipos existem, mesmo?) O SEU CAGADOR SOBRE OS OMBROS DEVE SER ENORME.

  1. NUNO AZURARA disse:

    por que não colocou minha replica senhor ROSINHA, QUE TE ENVIEI POR EMAIL chamou-me de covarde e fugiu da discussão pelo visto o senhor não sabe mesmo o que diz isso me faz pensar será que voce sabe ler ? todas as porcaria que apadrinha são inatacáveis? É por isto que a literatura brasileira está morta e enterrada há mais de trinta anos. :

    Ponderado e certeiro como vossa excelência sabe o que é isso?Se o soubesse não seria professor de letras.
    Decadentistas foram meu amigo e com louvor(mas tais coisas apenas pedante e palacianos sabem e não professores doutores: VERLAINE, RIMBUAD E MARLLAMÉ( só para citar estes anõezinhos da literatura mundial que o senhor FLORZINHA despreza, com certeza sua tradução do paraíso reconquistado de John Milton – um poetinha de linguagem pedante rebuscada e palaciana – vale mais do a obras deles).

    Quanto ao pseudônimo: Vossa Senhoria acha que o nome de Voltaire era Voltaire?:Ou que Ferreira Gullar se chamava na carteira de identidade apenas por Ferreira Gullar?. Realmente Vossa Senhoria faz jus em ser professor de letras pois não sabe nada. Eu ate que gostei do seu Paraíso Reconquistado apesar de alguns versos de metrificação deficiente. ESSA COISA DE MÉTRICA TRADICIONAL PORTUGUESA É COISA PEDANTESCA E PALACIANA.
    QUANTO AO TALENTO TENHO DEMAIS E SEM PRECISAR DE APADRINHAMENTOS QUANDO MEU LIVRO ESTIVER PRONTO GOSTARIA DE ESFREGAR NA TUA CARA, MAS INFELIZMENTE NÃO TEREI ESSE PRAZER, POIS JUMENTOS COMO O SENHOR NÃO TEM CARA MAS FOCINHOS.

    MEU NOME LITERÁRIO É NUNO AZURARA E GANHO A VIDA E MAIS DINHEIRO QUE VOSSA SENHORIA TRABALHANDO NUMA GRANDE EMPRESA FARMACEUTICA. E INFELIZMENTE MEUS VÍCIOS SÃO A LITERATURA E OS BONS CHARUTOS.
    PENSEI QUE O SENHOR TIVESSE SENSO DE HUMOR ( AFINAL EDITA O ESCAMANDRO, UMA LINDA PALHAÇADA E SE ESCREVO AGORA COM LETRAS MAIÚSCULAS É PARA MOSTRAR AO DOUTO PROFESSOR QUE ESCAMANDRO É NOME PRÓPRIO E NÃO DEVE SER ESCRITO COM A PRIMEIRA LETRA DELE MINUSCULA,PROVAVELMENTE VOSSA SENHORIA NÃO CONHECE A ILÍADA POIS É MAIS UMA COISA PEDANTE E PALACIANA, MAS PENSOU SER UM NOME SONORO, BONITO, GARRRIDO PEDANTE E PENSOU: É ISSO QUE EU QUERO).

    NÃO SOU COVARDE MEU AMIGO.ENTÃO QUALQUER UM QUE USE NOME ARTÍSTICO É UM PATIFE? ESTA DIZENDO QUE ATORES COMPOSITORES QUE TIVERAM NOMES DE GUERRA SÃO TODOS OS UNS SALAFRARIOS.
    POSSO TE ENVIAR MINHAS TRADUÇÕES DA POESIA LATINA PARA TERES NO INTIMO A CERTEZA QUE ÉS UM INEPTOCOMO LATINISTA ( TENHO LÁ MINHAS DÚVIDAS SE SABES MESMO LATIM ALEM DE CONJUGAR ALGUNS VERBOS E DA CINCO DECLINAÇÕES, QUEM SABE A LÍNGUA LATINA DE FATO NÃO SERIA TÃO INSULSO COMO VOSSA EXCELÊNCIA POIS ATE PARA INSULTAR TERIA RIGOR )POSSUO VOSSA TRADUÇÃO DAS ELEGIAS DE PROPERCIO E SEMPRE DERAM-ME O QUE PENSAR TRADUZI ALGUNS POETAS LATINOS POR HOBBY E TENHO CERTEZA QUE ELAS SÃO MELHORES QUE A TUA VAMOS COMPARAR A TUA E A MINHA? UMA COISA EU SEI NÃO SABES LATIM E PORCAMENTE O PORTUGUÊS

    MELHORAS PARA VOSSA SENHORIA ( SEI QUE ISTO É IMPOSSÍVEL COM AS ENORMES ORELHAS PONTUDAS QUE VOCÊ TEM) E VOU CANTAR EM OUTRO TERREIRO, POIS APRECIO CANTAR E NÃO ZURRAR COMO VÓS E VOSSA MALTA

    ADEUS SENHOR FLORZINHA(RECEBESTE O NOME CORRETO POIS É TÃO DELICADO COMO UMA FLOR. SE TOCAREM NO SENHOR FLORZINHA ELE SE DESMANCHA)

    ADUS NOVAMENTE ATE NUNCA

    • Nicolas Weber Madeira disse:

      eu VIVO pelo limite entre o completamente tapado e o completamente lúcido em que vive o poeta

      • NUNO AZURARA disse:

        ANJO???!!!! QUE HOMEM CHAM O OUTRO DE ANJO? VOCÊ PROVAVELMENTE DEVE SER MAIS UM DESSES VIADINHOS QUE ANDAM POR AÍ AOS MONTES,POR ACASO O BLOG ESCAMANDRO É ALGO SAGRADO PARA QUE NINGUÉM POSSA CRITICAR TANTA MERDA QUE ELE DESOVA? E PELO CHORO DO SENHOR FLORZINHA E DE SEUS LEITORES NENHUM SABE ARGUMENTAR. E FINGE UMA FALSA SUPERIORIDADE. BANDO DE BUNDÕES.

  2. NUNO AZURARA disse:

    SENHORA LILIANE PARA DE FUMAR MACONHA PARA DE FUMAR MACONHA TALVEZ SURJA NA TUA CABECINHA ALGO PARECIDO COM ARGUMENTO E TEUS DEDINHOS NAO GOTEJEM MAIS MERDA DIANTE DO TECLADO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s