Simone Brantes

13062408_597595163731226_2387907793811168115_n

Simone Brantes nasceu em Nova Friburgo-RJ. É autora de três livros de poemas: Pastilhas brancas (1999), O caminho de Suam (2002) e Quase todas as noites (2016), que recebeu em 2017 o Prêmio Jabuti. Publicou poemas em vários jornais e revistas e participou de várias antologias, como as recém-publicadas Simultâneos pulsando – uma antologia da poesia fescenina brasileira e O nervo do Poema. A fotografia que estampa o post é de Caio Meira.

* * *

QUEEN PRIMER

Você me dava aulas de inglês na biblioteca da Maison
as aulas de inglês tinham passado a ser
a única chance de ver você
foi você mesma que decidiu e se propôs a ser
a minha professora de inglês
eu fazia todas as lições
eu era muito dedicada
à língua inglesa
vocabulário entonação sintaxe
eu fazia de tudo para que em algum lugar
a perfeição de alguma prática revogasse
a imperfeição do amor
que tinha acabado
e doía pra valer
eu buscava ali alguma santidade
alguma paixão de mártir
e então do nada
você me escreveu uma carta
na qual cancelava todas as aulas
entre nós você disse
não pode haver nada nem amor
nem aulas de inglês

§

É hora de dormir
a testa pesa os olhos
ardem
O dia foi movimento
entre bairros
no seu carro
que se deteriorou tanto
desde
a última vez
que andei nele
como o seu coração
desde a última vez
Acho que em ambos
as peças estão bambas
E me inquieto
alguma vai
se soltar
e cair
irrecuperável
entre os galhos que depois da
ventania
vamos vendo tombados
pela estrada

§

DIÁLOGO

I

Eu disse a ela
que eu tenho um
bom coração
Ela disse
sim claro que
você tem
quando tem
coração

II

Olha aqui,
eu falei,
esse
poeminha
nós duas
que fizemos
juntas
Ela respondeu
engano seu
o poema é todo
meu
você
só escreveu

§

A COISA MAIS LINDA

a coisa mais linda que você me disse
entre todas as coisas lindas e também
entre todas as coisas horríveis
cruéis
vingativas ou tristes
que você me disse
foi quando
discordando de sua afirmação
de que sempre escolhi
as piores mulheres
perguntei como você podia dizer
isso
se também eu
te escolhi?
e você pronta me corrigiu
dizendo nesse caso
fui eu quem te escolhi

3 comentários sobre “Simone Brantes

  1. Gosto muito dos seus poemas Simone Brantes. São leves e surpreendentes. Parabéns!

  2. Conhecia apenas as traduções do alemão, mas não os poemas! Tocante, vou atrás de mais 🙂

Deixe um comentário